Os Mistérios Dolorosos são um dos quatro grupos de mistérios do Santo Rosário. Eles contemplam a paixão e morte de Jesus. São rezados às terças e sextas-feiras.
Sinal da Cruz
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amém
Oferecimento
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do Clero, pelo nosso vigário, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por todos aqueles que pediram nossas orações, pelo nosso país e por todas as nossas intenções particulares.
Credo
Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo;
na Santa Igreja católica;
na comunhão dos santos;
na remissão dos pecados;
na ressurreição da carne;
na vida eterna.
Amém.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém.
V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.
Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém
V. Eis a serva do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…
V. E o Verbo divino se fez carne.
R. E habitou entre nós.
Ave Maria…
Glória
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ó meu Jesus
Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente às que mais precisarem da vossa misericórdia.
1º Mistério Doloroso: A agonia de Jesus no Horto
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena para honrar a vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a contrição dos nossos pecados. Assim seja.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Que a Graça do mistério da agonia de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
2º Mistério Doloroso: A flagelação de Jesus
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena para honrar a vossa sangrenta flagelação, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a mortificação dos nossos sentidos. Assim seja.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Que a Graça do mistério da flagelação de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
3º Mistério Doloroso: A coroação de espinhos
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena para honrar a vossa coroação de espinhos, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desprezo do mundo. Assim seja.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Que a Graça do mistério da coroação de espinhos, desça em nossas almas. Assim seja.
4º Mistério Doloroso: Jesus a caminho do Calvário com a cruz
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena para honrar o carregamento da Cruz, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a paciência em todas as nossas cruzes. Assim seja.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Que a Graça do mistério do carregamento da Cruz desça em nossas almas. Assim seja.
5º Mistério Doloroso: A morte de Jesus na cruz
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena para honrar a vossa crucificação e morte ignominiosa sobre o Calvário, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do Purgatório. Assim seja.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Que a Graça do mistério da morte de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós! (3x)
Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais (maternais). Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e, para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha:
Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esse vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Eu vos saúdo, Maria …
Eu vos saúdo, Maria, Filha bem-amada do eterno Pai, Mãe admirável do Filho, Esposa mui fiel do Espírito Santo, templo augusto da Santíssima Trindade; eu vos saúdo, soberana Princesa, a quem tudo está submisso no Céu e na terra; eu vos saúdo, seguro refúgio dos pecadores, nossa Senhora da misericórdia, que jamais repelistes pessoa alguma. Pecador que sou, me prostro a vossos pés, e vos peço de me obter de Jesus, vosso amado Filho, a contrição e o perdão de todos os meus pecados, e a divina sabedoria. Eu me consagro todo a vós, com tudo o que possuo. Eu vos tomo, hoje, por minha Mãe e Senhora. Tratai-me, pois, como o último de vossos filhos e o mais obediente de vossos servos. Atendei, minha Princesa, atendei aos suspiros dum coração que deseja amar-vos e servir-vos fielmente. Que ninguém diga que, entre todos que a vós recorreram, seja eu o primeiro desamparado. Ó minha esperança, ó minha vida, ó minha fiel e imaculada Virgem Maria, defendei-me, nutri-me, escutai-me, instruí-me, salvai-me. Assim seja.